Como eu obtive ROI positivo em TODAS as campanhas de Marketing do 1o trimestre de 2017?

Sabendo-se que estamos em um momento onde a maioria dos negócios precisa direcionar sua comunicação à venda de produtos e serviços, toda a sugestão de compra de mídia e planejamento que participei foi para criar e captar novos leads potenciais mais próximos do estágio da decisão de compra.

O que eu quero sugerir neste texto é que você crie uma campanha em modo teste AB para analisar os resultados obtidos com as estratégias antigas versus estas novas sugestões que vou lhe passar…

Quando analisamos um funil de vendas comum, temos o seguinte rascunho de estágios:

  • NÃO SABE, NÃO CONHECE O PRODUTO
  • CONHECE O PRODUTO, MAS AINDA NÃO PENSOU EM COMPRAR
  • CONHECE O PRODUTO E JÁ ESTA TENDENCIOSO PELA COMPRA
  • INTERESSADO PELA COMPRA
  • CAPTADO PELO PRODUTO EM PROCESSO DE COMPRA
  • SENDO ATENDIDO PELO VENDEDOR
  • EM PROCESSO DE FECHAMENTO
  • COMPROU

Algumas mídias permitem que sejam criados anúncios dedicados ao estágio mais próximo da compra e isso é que eu acredito que têm trazido estabilidade e base (resultado financeiro) para os negócios que estão passando pelas dificuldades diretas e indiretas do atual estágio mercadológico e econômico.

Como principal exemplo da atual mídia programática mais forte e assertiva, temos o Google AdWords que entrega anúncios direcionados a exatamente quem quer comprar um produto e como exemplo, vamos falar do mercado de veículos usados.

Uma loja automotiva quer aumentar a captação de potenciais compradores de veículos e decide criar uma campanha especializada para isso.

O caminho mais curto para o sucesso da campanha será anunciar individualmente quais são os veículos à venda, pois assim, quem estiver pesquisando “HB20s 2014 usado” no Google, irá encontrar os anúncios de acordo com aquilo que procuram.

Essas pessoas impactadas estão em um estágio de compra totalmente diferente de quem ainda está pesquisando por “carros usados a venda”, o que indica que a pessoa ainda não está tendenciosa por uma determina marca ou produto.

Caso você tenha muitos produtos ou serviços, o Google AdWords tem ferramenta de anúncios dinâmicos de acordo com o conteúdo da sua página e isso irá automatizar a criação de 5.000 tipos de anúncios caso você possua 5.000 produtos em seu Ecommerce.

Também indico a criação de anúncios chamados “Cauda longa” onde define-se a maior quantidade de palavras chave possíveis para chegar ao anúncios – O que geralmente traz um tráfego menor para a campanha, mas muitas vezes muito mais maduro e assertivo – Por exemplo:

TV Led 42 Smart Philips CS400XB

Esta busca retornaria exatamente o modelo de televisão que o possível comprador já pesquisou suficientemente na internet e está apenas escolhendo qual a melhor opção de loja, frete e outras condições possíveis para este produto.

Anunciante final: Faça esta campanha em modelo de teste com parte da sua verba e deixei seu comentário encorajando outros empresários, diretores, gestores saberem do seu sucesso!

Profissional da área da comunicação: Você concorda com esta estratégia? Qual sua sugestão para melhorar os resultados do cliente final além desta?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *