IPV6 – O que muda daqui pra frente?

Depois do anúncio da distribuição do último lote de endereços IPv4 no mundo e das previsões de que ele não durará muito tempo, o IPv6 tornou-se o assunto do momento. Mas o que realmente muda para o usuário?

Antes de responder a essa pergunta é preciso esclarecer o que é o IPv6. Ipv6 é um novo padrão de endereçamento de internet criado para substituir o padrão atual, o IPv4.

Essa mudança é apenas uma questão de infraestrutura, pois o IPv4 está saturado e em breve não conseguirá mais suprir o crescimento da internet.

A mudança para o IPv6 significa mais segurança para a internet, pois o novo padrão conta com um protocolo criptografado capaz de identificar todo o caminho percorrido por cada IP.

Para muitos usuários essa mudança nem será percebida, porém, se o internauta usa um modem ou roteador que não tem suporte para o novo padrão será necessário trocar o equipamento. Mas ainda é cedo para entrar em pânico, pois como o IPv6 ainda não foi implantado, você tem um tempo para pesquisar qual seria o melhor equipamento para a sua necessidade.

Para provar que o IPv6 não é um bicho papão, foi realizado um teste durante o Campus Party 2011. A telefônica disponibilizou o novo padrão para todos os participantes do evento, que acessaram a internet sem notar diferença.

Para quem quiser saber mais sobre o IPv6, o Núcleo de Informação e coordenação do Ponto BR (NIC BR) criou um site para o Projeto IPv6 no Brasil. No site você encontrará diversos cursos sobre o novo padrão além de outras informações.

Fonte: 72DPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Começar
Olá, posso te ajudar a crescer o seu marketing e vendas?