Quem é Ricardo Fernandes?

Ricardo Fernandes – Representante Google Business Group de Porto Alegre, Brasil

Ricardo Fernandes

Sou especialista em marketing digital (sem, seo, links patrocinados) com mais de 1 milhão de reais investidos em mídia programática, sendo gestor de comunicação desde 2006 – Atuando sempre com foco em análise e perfomance.

Trabalhei no modelo de agência de propaganda tradicional de 2006 até 2012 criando campanhas no interior do estado de São Paulo e fui para Porto Alegre com a oportunidade de assumir o marketing imobiliário de alto padrão da Colnaghi Imóveis, empresa com 25 anos de atividade na capital gaúcha.

Sou fundador do grupo de comunicação Carambola (não gosto muito do nome Agência por lembrar o modelo antigo de business) e das marcas DoutorEmpreendedor e #PowerDoctor, serviços de marketing exclusivos para a área clínica, estética, odontológica e médica.

Também sou palestrante e mobilizador do Google Business Group de Porto Alegre desde 2014 realizando eventos em Porto Alegre, Lajeado, Curitiba e São Paulo com o apoio do Centro Universitário Univates, Sebrae e outros GBG`s brasileiros.

O que é Growth Hacker?

Quem acompanha o mundo das startups já deve ter visto este termo: growth hacker. Pode ser meio novo aqui no Brasil, mas no Vale do Silício nem tanto…

Ao pé da letra soa algo como hacker ou invasor do crescimento, mas vamos tentar traduzir melhor isso. O termo aparece frequentemente em alguns cargos, como no caso do Samir Patel, que é um dos mestres do Growth Hacking e tive a oportunidade de conhecer alguns dias atrás.

Na verdade o growth hacker é uma posição extremamente desejada nas novas empresas, pois, ao invés de ser aquele tradicional marketeiro coxinha, que adora trabalhar com grandes verbas, é um profissional muito mais completo, que entende de códigos, linguagem técnica, UI, UX, SEO, inbound marketing, redação de bom conteúdo e vai atrás de respostas bem mais complexas do que “torra seu dinheiro no AdWords”.

O growth hacker é um híbrido de marketeiro e desenvolvedor. É aquele que olha praquela pergunta trivial “como consigo clientes pro meu produto?” e responde com testes A/B, landing pages, entregabilidade de emails e marketing viral. E muito além disso, tratam a disciplina do marketing direto com ênfase extrema em resultados e análise de informações baseadas em queries e planilhas, se necessário.

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é um grupo de estratégias que visa melhorar o posicionamento de páginas em mecanismos de busca (Google, Yahoo e Bing).

O principal objetivo é fazer com que as páginas de um site sejam indexadas de forma correta e que apareça entre os primeiros resultados no formato de busca orgânicaBaixe aqui o PDF descritivo com todos os serviços que podem estar envolvidos no projeto SEO.

O que é SEM?

Sempre com foco na otimização do tráfego e experiência do usuário, as estratégias SEM podem melhorar tanto o número de visitações quanto a qualidade dos visitantes.

Neste cenário, qualidade significa que os visitantes irão concluir a ação esperada pela comunicação. Por exemplo: comprar um produto, assinar a mala-direta, compartilhar algo, etc.

E o Ricardo Fernandes no Dia a Dia?

Workaholic assumido com tempo para pedalar pela cidade de Porto Alegre, onde eu encontro um tempo para escutar música e organizar as ideias! Meus perfis pessoais são: Facebook Pessoal e Instagram Pessoal – Me adiciona por lá e falamos ou quem sabe, pedalamos juntos pela fantástica Orla do Guaíba na capital Gaúcha!